A A A

Cuidados nas Cachoeiras e Rios - Mais dicas

Muita gente leva a família e passa dias inteiros curtindo esse presente da natureza, às vezes até acampados por perto. E voltam muitas e muitas outras vezes em épocas diferentes… mas alguns não voltam.

Sim, as cachoeiras e rios podem ser tremendamente cruéis se você não observar alguns cuidados básicos. Listamos 12 coisas que você precisa considerar SERIAMENTE na hora de se aventurar por quedas d’água por aí.

7- Jamais atravesse uma corredeira. Ela pode parecer fraquinha, mas a água tem muita força sempre e as pedras submersas são extremamente escorregadias. Sem equilíbrio você não tem chance alguma. Em último caso, o auxílio de uma corda é imprescindível.

8- Cuidado com as águas muito geladas! Passei por uma experiência assustadora na Ilha Grande quando pulei num poço muito frio e tive câimbra nas pernas imediatamente. O poço era fundo, não dava pé… sufoco! Felizmente um amigo estava perto e me ajudou a voltar para um local seguro. Ufa!

9- Cuidado com as famosas “cabeças-d’água”. Mesmo com dia lindo elas podem chegar ao local onde você está, vindas de outras regiões onde caiu chuva pesada. Se cair uma tromba d’água, você pode ficar ilhado sem ter como voltar pra casa durante um bom tempo.

10- Não use bebida alcoólica ou qualquer outra substância entorpecente. Você precisa estar no melhor do seu juízo para tomar decisões acertadas, medir seus passos com precisão e controlar bem seu corpo. Ficar doidão nem pensar!

11- Não participe ou promova brincadeiras de empurrar ou dar tombo em colegas. Deixe as brincadeiras idiotas pra outra hora em que você não coloque em risco a vida de ninguém. Num desses ataques de babaquice o colega cai de mal jeito e despenca rio abaixo. Faça brincadeiras saudáveis e divirta-se com responsabilidade, sempre respeitando o outro.

12- Use roupa de banho e leve toalhas para se secar. As águas de cachoeiras são geralmente muito geladas e podem trazer um resfriado. Levar uma peça de roupa extra também é uma boa pedida, já que voltar pra casa com roupa molhada é sinônimo de ficar doente e cheio de assaduras.

Cuide de sua segurança e respeite a natureza e as pessoas.

Fonte:http://www.viagenseandancas.com.br/2013/02/cuidados-essenciais-que-devemos-ter-nas-cachoeiras-e-rios/

Conheça a Cachoeira Macacos em Macacos / MG

Conheça também os bares e restaurantes e pousadas de Macacos, uma ótima opção para passar o dia.